SUSTENTABILIDADE

REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM

No final do período de utilização, muitas vezes imposto pelo fim de vida útil do próprio edifício ou obra, quando seja viável a recolha integral das placas de aglomerado de cortiça expandida, estas podem vir a ser reutilizadas em aplicações idênticas, uma vez que em recolhas de edifícios com mais de 50 anos mostraram que após esse período de tempo, o aspecto e as propriedades essenciais das placas de aglomerado de cortiça se mantêm inalteradas.

No caso em que tal não seja possível promove-se a sua trituração, obtendo-se um regranulado que tal como os regranulados limpos se destina a novas aplicações em isolamento térmico e acústico ou a ser utilizado como inerte para o fabrico de betões e argamassas leves.

ASPECTOS ECOLÓGICOS

A produção do aglomerado de cortiça expandida utiliza apenas vapor de água sobreaquecido, recorrendo a uma caldeira de vapor alimentada com os próprios resíduos da trituração e dos acabamentos, não se introduzindo quaisquer outros produtos que não exclusivamente a cortiça. A aglomeração dos grânulos é feita através das resinas da própria cortiça, sendo este produto 100% natural e ecológico.

O facto de se utilizar produtos de cortiça é muito importante do ponto de vista energético, porque para além da energia consumida em casa ser menor, está a utilizar um produto renovável de longa duração, promovendo a fixação do Dióxido de Carbono.

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO

Ao utilizar cortiça em sua casa, está a defender o planeta, porque para além de ser um produto 100 % natural, está a defender o produto em comparação a outros materiais que são mais prejudiciais para o meio ambiente e que não têm as mesmas características da cortiça a nível de isolamento. Ao utilizar o aglomerado de cortiça está a marcar uma posição, como um ser humano preocupado com o meio ambiente e que deseja o melhor do melhor para o isolamento da sua habitação ou espaço comercial.